voltar

Padrão TISS 0.02.01

Guias

Ler +

Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar – TISS

TISS

 

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

 

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.


O padrão TISS está organizado em cinco componentes:

 

1) Organizacional

O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.

 

2) Conteúdo e estrutura

O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.

 

3) Representação de Conceitos em Saúde

O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS.

 

4) Segurança e Privacidade

O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.

 

5) Comunicação

O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.



Fonte: ANS
Disponível em:
http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar

Ler +

Home
Home
Unisaúde
Unisaúde
Área da Empresa
Área da Empresa
Área do Prestador
Área do Prestador
Área do Beneficiário
Área do Beneficiário
Guia Médico
Guia Médico
Planos
Planos
Dúvidas
Dúvidas
Reajustes
Reajustes
Informativos
Informativos
Ouvidoria
Ouvidoria
Fale Conosco
Fale Conosco
Localizacão
Localização
 
Site Celular
Imagem

2019 © Associação Unisaúde Marau - Política de Privacidade

Objetiva Software