voltar

Março Lilás - Prevenção do Câncer de Colo de Útero
Publicado em 24/02/2022

O Câncer de Colo de Útero é o terceiro mais frequente na população feminina e a quarta causa de mortes de mulheres, causando quase 7 mil óbitos anualmente no Brasil.

Esta patologia pode ser evitada em quase 100% dos casos, através de medidas simples como a vacina e rastreio através do exame Papanicolau.

O câncer do colo do útero é associado a infecções por subtipos do vírus HPV (Papilomavírus Humano), transmitido por meio de relações sexuais. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o HPV-16 e o HPV-18 são responsáveis por quase 70% dos cânceres de colo uterino.

O Ministério da Saúde acrescentou ao calendário nacional de vacinação, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e, em 2017, para meninos. A vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV.

Como a vacina é mais eficaz se aplicada antes do início da vida sexual, a faixa etária alvo fixada pelo Ministério da Saúde é de 9 a 14 anos, para meninas, e 11 a 14 anos, para meninos. São necessárias duas doses, com intervalo de seis meses.

Na rede privada é possível tomar a vacina em faixas etárias maiores, a quadrivalente por mulheres até 45 anos e homens até 26, e a bivalente sem limite de idade.

O câncer do colo uterino tem melhores prognósticos quanto mais cedo for identificado e tratado.

 

Fonte: https://oncologia.com.br/noticias/marco-lilas-campanha-contra-o-cancer-que-pode-ser-evitado-com-vacina/

Home
Home
Unisaúde
Unisaúde
Área da Empresa
Área da Empresa
Área do Prestador
Área do Prestador
Área do Beneficiário
Área do Beneficiário
Guia Médico
Guia Médico
Planos
Planos
Dúvidas
Dúvidas
Reajustes
Reajustes
Informativos
Informativos
Ouvidoria
Ouvidoria
Fale Conosco
Fale Conosco
Localizacão
Localização
Imagem

2024 © Associação Unisaúde Marau - Política de Privacidade