voltar

Setembro Amarelo 2019
Publicado em 06/09/2019

Setembro Amarelo 2019

10 de Setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Durante muitos anos, suicídio encontrava-se como uma das causas externas de mortalidade à sombra pelos elevados índices de homicídio e acidentes com veículos. Após levantamento dos índices de morte por suicídio e o crescente número, os dados se tornaram ainda mais alarmantes. Números apontam que são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e aproximadamente 1 milhão no mundo. 

Já é sabido que cerca de 96,8% das vítimas tinha algum transtorno mental, diagnosticado ou não, geralmente não tratado ou tratado de forma inadequada.

A prevenção do suicídio é uma ação que precisa ser pensada durante todo o ano. Apesar do foco da campanha estar no mês de setembro, a conscientização não pode parar.

Por este motivo, a identificação e avaliação do risco suicida são competências que dizem respeito a toda a rede de saúde, sendo fundamental que todos estejam capacitados para realizá-la, por se tratar de uma grande questão de saúde pública mundial.

 

 Fatores de risco possíveis de se identificar:

  1. Transtornos mentais: Depressão, bipolaridade, uso de drogas lícitas ou ilícitas, esquizofrenia e transtorno de personalidade.

  2. Histórico Pessoal: Tentativa prévia

  3. Ideação Suicida: Comentários que demonstrem desespero, desesperança e desamparo. Atenção às expressões “Eu desejaria não ter nascido”, “eu preferia estar morto”, “caso não nos encontremos de novo”.

  4. Fatores estressores crônicos ou recentes: Eventos estressantes significativos como separação, perda de uma pessoa próxima, prejuízo econômico e social.

  5. Organizar detalhes e fazer despedidas: Comportamentos que sugiram uma preparação para o suicídio como bilhetes, mensagens, testamentos etc...

  6. Meios acessíveis para suicidar-se: Acesso à arma de fogo, locais elevados, medicamentos etc...

  7. Impulsividade: Ato motivado por eventos negativos

  8. Eventos Adversos na Infância e na Adolescência: Maus tratos, abusos, uso de substâncias, falta de apoio social e afetivo.

  9. Motivos aparentes ou ocultos: Comentários como “acabar com a dor”, “encontrar descanso”, etc...

  10. Presença de outras doenças: Doenças crônicas como neoplasias.

 

O Tema da campanha 2019 é: ‘Suicídio: informando para prevenir’.

Maiores informações disponíveis no site https://www.setembroamarelo.com/

Fonte: https://www.setembroamarelo.com/blog

 

 

 

Links

Central de Atendimento

Associação Unisaúde Marau

ANS

Endereço:

Av. Júlio Borella, 1240, Conj. 406, Centro, Marau-RS, CEP 99150-000

E-mails:

unisaude@unisaudemarau.com.br
atendimento@unisaudemarau.com.br

Telefone:

(54) 3342-8002

Fale Conosco

Ouvidoria